Porta de Aço Automática

Porta de aço automática: o guia completo para escolher a sua

A porta de aço automática é uma das queridinhas dos brasileiros e o principal motivo para o sucesso é a sua resistência. Mas esse modelo ainda oferece muitas outras vantagens que vamos te apresentar ao longo do texto.

Uma das partes mais importantes de um projeto é definir detalhes, como, por exemplo, a escolha de janelas e portas. E isso não é diferente quando pensamos na porta externa de uma garagem ou de um comércio.

As portas de enrolar automáticas são as melhores escolhas para esse objetivo. Assim, é importante conhecer mais sobre cada detalhe desse modelo de porta, inclusive como escolher o tipo certo. Então, confira abaixo.

Índice

Porta de aço automática é um tipo de portão de enrolar produzido em ferro galvanizado. As portas de enrolar são aquelas que têm abertura vertical e permitem melhor fluxo dentro do espaço.

Esse tipo de porta é muito prático e fácil de ser usado e quando fabricado em aço suas vantagens se tornam ainda maiores. Isso porque diferente dos modelos mais antigos, o ferro utilizado nas portas atuais é galvanizado.

O processo de galvanização é uma camada extra de liga de zinco que é aplicada em todo o metal para impedir a formação da ferrugem. A proteção acontece da seguinte forma: a ferrugem se forma quando há contato do ferro diretamente com a água. Então, a liga de zinco impede esse contato e, consequentemente, impede o surgimento da ferrugem.

O aço que passa pelo processo de galvanização tem maior durabilidade e resistência e assim se torna um dos melhores materiais para produzir portas de enrolar.

Muito mais prática

O uso da porta de aço automática é muito mais prático, pois o processo inteiro é realizado por controle remoto. Assim, não é preciso nenhum esforço físico para conseguir abrir ou fechar a porta.

Mais segura

A maioria dos ataques a comércio acontecem no momento de fechar a loja, com a porta manual a exposição é muito grande e a chance de ser surpreendido também. Por isso, a porta automática é muito mais segura.

Maior durabilidade

O ferro galvanizado utilizado na fabricação da porta de aço automática é muito forte e não tem nenhum risco de sofrer com a ferrugem. Assim, a durabilidade da porta se torna muito superior aos modelos antigos.

Mais resistência

O tipo de material usado na produção da porta de enrolar de aço também é resistente contra a ação do tempo. Dessa maneira, não sofre danos pelo contato direto com chuva ou sol ao longo do dia.

Maior variedade

Há uma grande variedade de modelos de porta de aço automática e também de cores usadas. Isso permite que você escolha a opção que melhor atende sua necessidade e que mais combina com seu estilo.

Versatilidade

A porta de aço automática pode ser usada em diferentes projetos, tanto para residências como para comércios. E um mesmo modelo de porta atende as necessidades de vários ambientes.

Menos manutenção

Por ser fabricada com um material muito resistente e forte, a porta de aço tem uma manutenção mais simples. Com as ações preventivas a necessidade da presença de um profissional para correções é ainda menor.

Economia de tempo

Com o automatizador não há necessidade de abrir a porta manualmente. Assim, o processo se torna muito mais fácil e rápido. Sendo perfeito principalmente para os dias de chuva ou durante a madrugada.

porta automática de aço

A porta de aço automática é encontrada em 4 modelos: transvision, grelha, tijolinho e fechada. Cada um desses modelos tem suas próprias características e indicações de uso.

Porta de aço automática fechada

O modelo de porta fechada é o reconhecido com mais facilidade, isso porque está muito presente no comércio brasileiro. Ele é fabricado com aço galvanizado e formado por uma folha inteiriça do metal.

Esse é o modelo mais resistente disponível e também o mais pesado. Porém, ele não permite a entrada de iluminação e nem de ventilação. Por isso, não é recomendado para todos os ambientes.

O peso final da peça interfere no tipo de motor utilizado e na ação da porta. Por isso, é importante conhecer a sua necessidade.

Porta de aço automática transvision

A porta de aço automática transvision tem um design mais leve e, por isso, é considerada moderna. Sua estrutura também é produzida em aço galvanizado, mas com a diferença dos diversos microfuros que estão presentes em toda a sua estrutura.

Esse aspecto permite a entrada de ventilação e de alguma luminosidade externa. A visibilidade do espaço interno também é possível, mesmo que em pouca quantidade. Apenas pela presença dos furos, o peso da porta transvision é muito inferior ao da porta fechada.

Porta de aço automática grelha

A porta tipo grelha é muito utilizada para ambientes internos que precisam de divisão. Ela contém furos em toda a sua estrutura com formato oval, sequenciados e com estrutura grossa de metal no contorno.

Assim, o modelo permite a entrada de ar e de luz no espaço interno. A visibilidade é quase completa e tudo isso sem deixar de ser um modelo de porta resistente e seguro.

Porta de aço automática tijolinho

O modelo de porta tijolinho é parecido com o modelo grelha, porém seus furos são retangulares e intercalados, formando assim a aparência de uma parede de tijolinhos. O contorno de metal é mais fino, porém muito resistente.

Com esse tipo de porta é possível ter total visibilidade interna do ambiente, assim como entrada de luz e de ventilação. Por conta da sua estrutura vazada, a porta tijolinho é um dos modelos mais leves dentro das opções de enrolar.

porta automática de aço

A porta de aço automática pode ser usada em qualquer tipo de ambiente, seja ele grande ou pequeno. Cada modelo de porta é indicado para um tipo de local, por isso, selecionamos os espaços mais comuns e os modelos ideais.

Porta de aço automática para residências

Para portas de aço usadas no exterior de residências o ideal é o modelo fechado, que oferece maior proteção. O mesmo vale para portarias de condomínios e prédios residenciais e comerciais.

Porém, se a sua garagem é interna e o portão funcionará como uma segunda proteção ou divisão de ambientes, então os modelos vazados ou transvision podem ser usados. Esses modelos são mais leves e não interferem tanto no design do seu quintal.

Porta de aço automática para galpões

Os galpões compartilhados estão se tornando muito populares. O motivo é poder dividir um grande espaço com diversas pessoas e reduzir o custo final da locação.

Esses galpões são usados para o estoque de diferentes empresas, ou para armazenamento de peças e produtos que não são utilizados com muita frequência. Investir em uma porta de aço automática para galpão é uma excelente opção.

Dessa maneira o espaço de cada pessoa fica protegido e reservado sem risco. O modelo ideal de porta é a fechada ou a transvision. Mas se o espaço é usado por apenas uma empresa, então os modelos vazados também podem ser utilizados.

Porta de aço automáticas para indústrias

As indústrias normalmente são divididas em setores de trabalho e as portas de aço são ideais para criar essa separação de ambientes. Com elas, escritórios e parte de produção são isolados, assim como setores que utilizam produtos de risco.

Nesses espaços, onde o cuidado precisa ser maior, as portas vazadas ajudam a controlar o fluxo de pessoas sem bloquear a circulação de ar.

Porta de aço automáticas para lojas

O mais comum é encontrar a porta de aço automática em lojas, sejam de rua ou em shoppings. Porém, o tipo de porta utilizada nos dois ambientes é bem diferente.

Por não ter outro tipo de proteção, as lojas de rua optam pela porta de aço fechada, enquanto as lojas de shopping preferem o modelo transvision, que agrega valor ao design do espaço.

A porta de aço automática é mais segura em diversos sentidos. Para começar, ela oferece menor risco de danos físicos. O seu sistema de acionamento não exige contato com a porta, o que reduz as chances de acidentes durante o processo.

Além disso, esse sistema conta com um acessório chamado trava lâminas que impede que a porta deslize sem controle e possa atingir o solo com maior velocidade.

E ainda existe um sistema antiesmagamento que trava o processo de fechamento se houver alguma coisa embaixo da porta.

A segurança do local também é maior, pois a porta de aço automática é mais resistente contra tentativas de invasão. E para completar, o proprietário não precisa se expor ao risco no momento de abrir ou fechar o local.

Esse momento de acionamento da porta manual é considerado um dos mais visados por infratores para realizar assaltos.

Por isso, não se expor, reduz as chances de você ser abordado. Da mesma maneira, que o fechamento rápido da porta impede a entrada não autorizada no ambiente.

O funcionamento da porta de aço automática é mais simples do que parece e acontece inteiramente pela ação do motor.

Após o acionamento da porta com o controle o motor é ativado e começa a girar as correias que estão ligadas a placa de aço que forma a porta.

Conforme as correias vão girando, o portão vai sendo levantado e enrolado em torno de uma barra fixada na parte superior do espaço. O processo de abertura é igual, apenas com a diferença no sentido de rotação das correias.

Essa abertura acontece até que o portão esteja completamente aberto. O motor reconhece o momento de parar o giro das correias por meio de porcas instaladas dentro do seu sistema.

Uma porca é fixada no local onde o portão atinge sua abertura máxima e, a outra, a uma distância que indica onde o portão atinge seu fechamento completo. Assim, com tudo ajustado corretamente, não há risco de a porta abrir pela metade ou não concluir o fechamento.

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, a porta de aço automática precisa de manutenção periódica para manter seu bom funcionamento.

A cada seis meses é importante verificar a lubrificação do motor e das correias da sua porta de aço. Quando for necessário, basta aplicar graxa própria em todo o mecanismo. Caso houver dúvidas, chame um profissional para realizar o serviço.

Também é preciso ter cuidado para que durante o fechamento da porta não haja nenhum objeto que possa travar ou até mesmo amassar a estrutura de aço. Da mesma maneira, não é indicado realizar a abertura ou fechamento manual na porta automática.

Isso porque a peça não é preparada para a ação manual e pode sofrer desnivelamento dentro da guia. Há também risco da perda da referência das porcas que limitam a abertura e o fechamento.

Assim, o ideal é sempre utilizar o controle remoto para acionar sua porta de aço automática e mantê-lo com pilhas boas, além do motor com fonte de energia ativa. A cada dois anos contrate a visita de um profissional para checar que a porta esteja com funcionamento perfeito.

Esses cuidados aumentam a vida útil da sua porta e evitam problemas que necessitem de consertos. O preço de uma manutenção periódica é muito inferior ao de ajustes realizados por problemas na estrutura.

Contratar uma equipe qualificada para produzir e instalar sua porta de aço automática é muito importante para evitar problemas. Um serviço mal feito pode causar acidentes e dificuldade no funcionamento do sistema, prejudicando sua rotina.

A Guaruportas é uma companhia de São Paulo que atua há mais de 15 anos no mercado de portas de enrolar automáticas.

A empresa sempre oferece produtos da melhor qualidade para seus clientes. E o melhor é que a entrega e a instalação são feitas em todas as regiões do Brasil.

Entre em contato com nossos especialistas e conheça mais sobre a porta de aço automática.

Credibilidade Guaruportas Portas de Aço de Enrolar Automáticas

O que impulsiona a GUARUPORTAS e têm aberto horizontes não imaginados é a pontualidade, qualidade e segurança. É sermos íntegros na execução dos contratos acordados. Conheça-nos!

Guaruportas: O conforto e segurança que você merece!

Download: Conheça todas as Portas de Enrolar Automáticas

Guaruportas Portas de Enrolar Automáticas

A Guaruportas oferece o que há de melhor em Porta de Enrolar Automática para Indústrias, Comércios e Residências. Utilizando matérias-primas de alta qualidade e aplicando tecnologia de ponta na produção alcançamos o mais alto grau de excelência em diversos produtos com preços competitivos.

Redes Sociais