Como lubrificar porta de enrolar e manter seu bom funcionamento?

A manutenção preventiva é a melhor forma de manter o bom funcionamento de sua porta de enrolar, seja ela manual ou automática. Apesar de ser fabricada com materiais de alta qualidade, observar periodicamente a aparência de alguns itens e realizar alguns procedimentos básicos, como lubrificar porta de enrolar, são fundamentais para preservar o equipamento e prolongar sua vida útil.

Como lubrificar porta de aço de enrolar?

Existem dois tipos de abertura das portas de enrolar: o manual e o automático. No primeiro caso, os itens que devem ser lubrificados são as fitas laterais e as molas. Já o segundo exige apenas a lubrificação das guias. É recomendado lubrificar porta de aço de enrolar a cada seis meses em caso de uso intenso ou, no mínimo, a cada 12 meses quando a utilização é menos severa.

Qual lubrificante para porta de enrolar é o ideal?

Devemos evitar o uso de óleos e graxas muito viscosas, pois elas acumulam poeira e ressecam com facilidade. O melhor lubrificante é a graxa para porta de enrolar à base de lítio, que tem viscosidade adequada, proporciona excelente lubrificação e proteção contra corrosão e oxidação. Esse tipo de produto também é encontrado na versão em spray e pode ser usado da mesma forma.

Quando não encontramos a graxa branca para porta de aço (lítio), uma alternativa é a graxa lubrificante à base de sabão de cálcio e grafite. Ela pode ser usada nos trilhos e em articulações mecânicas em geral, pois contém aditivos de adesividade que a mantém estável depois de aplicada. Contudo, tem a tendência de acumular sujeira e, por isso, reduz o período de manutenção.

Por que usar fita auto lubrificante em portas de enrolar?

Existe um acessório muito interessante quando se trata de portas automáticas de enrolar: a fita auto lubrificante, também conhecida como fita deslizante para porta de enrolar. Fabricada em material sintético, ela proporciona maciez no funcionamento do equipamento e substitui a graxa para lubrificação de portas de aço, por isso evita sujeira. Recomenda-se a verificação periódica da fita e, caso haja redução de sua função ou mesmo algum emperramento, realizar sua substituição.

Gostou dessas dicas? Deixe seu comentário e saiba mais sobre portas de enrolar automáticas e como elas podem facilitar a sua vida.

Posted in:

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *