Entenda como montar porta de enrolar automática pode ser fácil

Quem opta por adquirir uma porta de rolo pode contratar uma empresa ou profissional especializado para montar e instalar o equipamento. Sabemos, também, que em alguns casos, o cliente pode decidir pela instalação por conta própria ou mesmo serralheiros independentes podem buscar entender como montar porta de enrolar automática.

Por isso, vamos dar algumas dicas sobre a montagem deste produto. Antes de tudo, é importante verificar os itens necessários para isso. Veja abaixo:

Procedimento para montar porta de enrolar automática

  • Nivelamento

Antes de iniciar a montagem é necessário conferir as medidas internas do vão. Inicie pelo nivelamento horizontal a aproximadamente um metro de altura. Utilize um nível a laser ou a tradicional mangueira d’água.

Após nivelar a altura, faça a marcação superior para fixação do eixo de acordo com a altura final desejada. Certifique-se de que os dois lados ficaram com a mesma medida a partir do nivelamento horizontal.

Posicione o nível na função prumo para o alinhamento das guias. Caso não possua um nível a laser, utilize um prumo convencional. Repita o procedimento do lado oposto, lembrando que as guias também podem ser fixadas após a montagem das lâminas.

  • Eixo

Posicione o eixo da porta de enrolar corretamente no local da instalação. Verifique para que o mesmo respeite as marcações feitas anteriormente no nivelamento horizontal. Fixe o eixo com ‘parabolts’ através dos furos laterais das testeiras ou em cantoneiras soldadas às chapas. Em alguns casos, as testeiras poderão ser soldadas diretamente em estrutura metálica.

Em seguida, regule o eixo superior central e efetue a soldagem por fora e por dentro do eixo no disco interno. Este eixo já vem solto por padrão para eventual regulagem da largura da peça ou para colocação de trava antiqueda.

  • Motor elétrico

Remova as travas de segurança do eixo. Posicione o motor elétrico para a fixação da testeira da engrenagem e fixe-o nos parafusos.

Tensione a corrente através dos parafusos laterais de regulagem. A folga da corrente deve ser em média de 5 milímetros para cima e para baixo.

  • Guias

A fixação dos tubos de afastamento pode ser feita com parafusos escondidos ou com cantoneiras de fixação soldadas na lateral dos tubos. Lembre-se de respeitar sempre a marcação do prumo feita anteriormente no nivelamento horizontal da porta.

Coloque a guia lateral alinhada com o tubo de afastamento de modo que fique faceando a parte interna da guia com a parte interna da testeira, não deixando nenhum ressalto. Repita o mesmo procedimento do lado oposto.

  • Perfil

Primeiramente, monte uma pequena cortina com aproximadamente 8 lâminas para formar o arranque da porta de enrolar. Atente-se para que as lâminas sejam encaixadas do lado correto.

Suba o arranque para fixa-lo no eixo e encoste a primeira lâmina nas guias fixadas no eixo e, em seguida, faça a sua fixação. Dê sequência à montagem da porta encaixando o restante das lâminas, inclusive, a soleira.

Alinhe as pontas das lâminas da porta de rolo para colocação das travas. Os trava lâminas são encaixados entre duas lâminas e fixados por um parafuso. Após fixar todos, suba a porta para encaixa-la dentro das guias.

  • Fim de Curso

Desça a porta até a altura desejada para regulagem do fim de curso inferior. Solte o parafuso e mova o acionador encostando no relê até ouvir um ‘clique’. Suba a porta até a altura final desejada para a abertura da porta. Regule o outro acionador da mesma maneira.

Realize o teste final de abertura e fechamento da porta automática de enrolar por duas ou três vezes certificando-se de que tudo está funcionando corretamente. Pronto!

Este foi um procedimento básico para montagem e instalação de portas de enrolar automáticas e pode variar de acordo com o modelo e aplicação escolhidos.

Para sanar eventuais dúvidas ou obter uma assessoria especializada para montagem, entre em contato com a equipe da Guaruportas!

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *