Porta de enrolar: como escolher o modelo certo para você?

Muita gente já vem optando pela porta de enrolar na hora de construir ou reformar casas, estabelecimentos comerciais ou indústrias e, com você, não deve ser diferente. Essa é uma excelente alternativa para o fechamento de garagens, vitrines, docas, hangares e outros tipos de ambientes que requerem segurança e praticidade. O que muitos não sabem é como escolher o modelo certo para sua porta. Você já sabe? Então confira nesse post!

Qual a principal vantagem da porta de enrolar?

Uma porta de enrolar pode economizar muito espaço em um ambiente. Ela é uma ótima opção para imóveis com larguras de frente reduzida, ou seja, terrenos estreitos. Como o perfil de fechamento desse equipamento se enrola em um eixo instalado na parte superior do vão de passagem, ao ser aberto, ele não requer espaço extra nas laterais.

As portas de correr, por exemplo, ao contrário das portas de enrolar, exigem uma área frontal de pelo menos o dobro daquele do tamanho da porta. Ou seja, no caso de um modelo que tenha 5 metros de largura, o espaço lateral para acomodá-lo, completamente aberto, deverá ser de, no mínimo, 5 metros também. Isso exige que a frente do imóvel tenha ao menos 10 metros de largura total.

O comprimento do ambiente também é um fator que pode afetar a escolha do tipo de porta. Em garagens compactas e estreitas, aquelas em que só cabe o carro e mais nada, a única opção é a porta de enrolar. Uma porta basculante ou uma de correr não teria condições de operar adequadamente, impossibilitando sua abertura ou fechamento.

Como devo escolher uma porta de enrolar?

Em primeiro lugar, você tem que saber que existem alguns modelos diferentes de porta de enrolar. Cada um deles apresenta um design e acabamento adequado a um tipo de situação. Além disso, é possível optar por diferentes cores em seu equipamento, o que permite ampla gama de combinações com o seu projeto arquitetônico.

Para fazer uma escolha adequada de porta de enrolar leve em conta a aplicação que será feita, se em residência, comércio ou indústria. Cada uma pode exigir variados níveis de luminosidade, ventilação e vedação. Por exemplo, no caso de vitrines, a fim de que elas possam ser visualizadas mesmo quando a loja está fechada, o melhor modelo é o tijolinho, pois é bastante vazado.

Quem busca maior privacidade e isolamento, o modelo liso ou conhecido como meia cana fechado é o ideal. Esse tipo de porta de enrolar é o mais usado em garagens de casas e em algumas indústrias por não permitir a visão externa. Já o perfil transvision (microperfurado) vem sendo muito utilizado em shopping centers e lojas de galerias, trazendo modernidade e um efeito visual muito interessante para quem passa por esses estabelecimentos.

Uma tendência no mercado de porta de enrolar vem sendo a mistura de designs em um mesmo equipamento, ou seja, fechamentos com uma parte lisa e outra com furos oblongos ou microfuros. Essa aplicação pode ser feita tanto em lojas quanto em residências ou fábricas, por exemplo, promovendo combinações incríveis.

Por fim, escolha entre porta de enrolar de aço ou de alumínio. A primeira é mais em conta e apresenta grande robustez. A segunda é a opção mais resistente à corrosão além de ter um acabamento mais requintado. Como sugestão, indica-se a escolha do alumínio em áreas litorâneas, sujeitas à maresia e, o aço, em galpões industriais, cujos vãos costumam ser maiores e mais altos.

A Guaruportas pode te ajudar com a sua escolha de porta de enrolar. Diga para gente o que achou desse post ou entre em contato.

 

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *