O que é porta de enrolar vertical e como ela funciona, na prática?

Na arquitetura e na construção civil nos deparamos sempre com um elemento de extrema importância em um projeto: as portas. Elas delimitam, vedam vãos e servem para controlar a passagem de pedestres ou veículos em edificações residenciais, industriais ou comerciais. Um dos modelos que mais gera dúvida na hora de escolher é a porta de enrolar vertical. Saiba o que é, suas aplicações e como é o seu funcionamento. Confira!

O que é uma porta de enrolar vertical?

A maioria das portas que encontramos em imóveis possui abertura horizontal, ou seja, são aquelas comuns que, para abrir e fechar, são movimentadas para fora e para dentro, geralmente de forma manual. São instaladas nas entradas de imóveis, entre cômodos, nos banheiros, entre outros, sempre em passagens de pedestres.

Já quando se trata de acesso de veículos, vitrines e áreas industriais, por exemplo, a forma de operação horizontal nem sempre é viável. Por isso, o mais recomendado é a porta de enrolar vertical. Também conhecida como porta de rolo ou portão de esteira, trata-se de um modelo que funciona por elevação e rebaixamento dos perfis de fechamento, podendo operar manualmente ou por sistema automático.

Quais as vantagens de uma porta de enrolar vertical automática?

Para quem tem pouco espaço disponível para movimentação, a porta de enrolar vertical automática é a melhor opção. Como a operação das lâminas de fechamento é feita em torno de um eixo instalado na parte superior, esse equipamento é ideal para a proteção de vitrines, lojas e garagens de pequenas dimensões, por exemplo.

Contar com uma porta de enrolar vertical automática é a garantia de conforto e praticidade. Ao contrário dos modelos manuais, que costumam ser pesados e difíceis de operar, a automatizada possui alta tecnologia e motor especialmente voltado a esse fim, que permite uma movimentação muito mais fácil e suave.

Através de um controle remoto é possível acionar o motor da porta de enrolar vertical mesmo a uma distância de até 60 metros, o que a torna perfeita para utilização em áreas abertas, garagens, acessos de lojas de rua, entre outros locais. Esse acessório evita a necessidade de se deslocar debaixo de chuva, vento intenso ou em períodos muito frios, tornando o seu dia-a-dia muito mais confortável.

E quanto ao estilo e ao design das portas de enrolar verticais?

Existem diversas opções de cores e acabamentos disponíveis para as portas de enrolar verticais. O cliente pode escolher modelos com lâminas fechadas, microperfuradas (transvision), com furos oblongos, do tipo tijolinho ou mista (metade fechada e a outra parte perfurada ou vazada). Elas podem ser entregues e instaladas com coloração original (prata) ou ainda com tonalidades obtidas por pintura eletrostática. São várias cores que, além de dar um charme todo especial a seu projeto, ainda protegem a matéria-prima da corrosão.

Na hora de escolher uma porta de enrolar vertical, pesquise as referências da empresa que você pretende contratar. É fundamental contratar um fornecedor que trabalhe com produtos de primeira linha, certificações e garantias que proporcionem segurança na instalação e operação do equipamento.

Agora que você já sabe o que é uma porta de enrolar vertical, conte para a gente o que você achou do artigo. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato.

 

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *