Você sabe como limpar porta de aço da maneira correta?

A limpeza é um procedimento fundamental para manter sua porta de aço em perfeito estado. Além da estética, importante para a beleza e harmonia das fachadas, deixar as portas limpas faz com que elas funcionem melhor por muito mais tempo. Cada tipo de equipamento e material exige um cuidado diferente para sua preservação. Você sabe como limpar porta de aço da maneira correta? Confira nesse post!

Materiais das portas de aço de enrolar

As portas de aço de enrolar costumam ser fabricadas com chapas de aço galvanizado ou aço inox, dois materiais bastante resistentes. O primeiro passa pelo processo de galvanização, que consiste na imersão do material em zinco fundido. Já o segundo é produzido com adição de cromo e níquel, a partir do ferro-gusa.

Tanto no caso do aço galvanizado quanto no do aço inoxidável, reações químicas promovem proteção eficiente contra ferrugem, oxidação e corrosão. Porém, se a superfície do material estiver muito suja, com acúmulo de gordura ou fuligem, por exemplo, a camada protetora é prejudicada e o aço fica mais vulnerável ao desgaste. Por isso, é essencial executar periodicamente a limpeza das portas de aço de enrolar.

Procedimento para limpar portas e janelas de aço galvanizado e inox

É preciso evitar que portas e janelas de aço galvanizado e inox fiquem muito sujos. Para isso, remova a poeira acumulada, de tempos em tempos, com espanador, flanela seca ou panos de microfibra. Caso estejam muito sujas, é necessário fazer limpeza com água e algum tipo de detergente neutro.

Para esse procedimento, lave a superfície com ajuda de uma mangueira ou balde com água limpa. É preciso tomar cuidado com lavadoras de alta pressão, pois podem danificar a estrutura das portas de enrolar. Depois, prepare uma solução com 5 gotas de detergente para cada 1 litro de água morna e aplique-a com a ajuda de uma espoja ou escova com cerdas macias. Cuidadosamente, faça movimentos circulares, sempre de cima para baixo, até que a peça fique limpa.

Na sequência, remova o produto com um pano úmido e seco. Se for necessário, aplique mais água limpa com a mangueira ou com o próprio balde. Para finalizar, seque muito bem, quantas vezes for necessário. Evitar deixar sua porta de aço molhada ajuda a preservá-la por mais tempo.

Cuidados gerais na limpeza de porta de aço inoxidável ou galvanizado

Não use produtos químicos como saponáceos, cloro ou soluções ácidas para fazer a limpeza das suas portas. Esses produtos podem causar danos ao brilho da porta, deixar a superfície opaca, além de manchar e estragar a porta de aço inoxidável ou galvanizado. Evite, também, o uso de palhas de aço ou esponjas grossas, pois elas podem riscar os perfis.

Para tirar manchas de ferrugem branca sobre o aço galvanizado aplique uma solução de água com vinagre branco e, em seguida, enxague a peça por completo. Depois de secar, você já poderá observar os resultados.

Não faça o procedimento de limpeza da porta de aço externa quando o sol estiver forte já que os produtos podem acabar secando muito rapidamente e assim, provocar manchas no equipamento.

Para manter as portas de aço de enrolar em ótimo estado você pode passar um pano com vaselina líquida, criando uma camada protetora no material, a cada três meses. Outro recurso interessante, é fazer um polimento periódico, com polidor de metais ou cera automotiva. Use um pano para aplicar e outro para polir, restaurando o brilho original.

Gostou de saber como limpar porta de aço da maneira correta? Conte para a gente aí nos comentários!

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *