Motor para porta de enrolar automática: como escolher o melhor?

Escolher um motor para porta de enrolar automática é uma tarefa complicada para quem não tem muita familiaridade com o assunto. Existe uma série de termos técnicos e especificações que tornam esse assunto difícil de lidar. Porém, fazer uma escolha adequada aos critérios do conjunto é fundamental para o correto funcionamento de sua porta, por muito mais tempo. Quer saber como escolher o melhor motor? Então confira!

O que é um motor para porta de enrolar automática?

O motor para porta de enrolar automática ou automatizador é um dispositivo eletromecânico, ou seja, que transforma a energia elétrica em mecânica. Ele é considerado o principal elemento dos sistemas automáticos de operação dos modelos de rolo.

Seu funcionamento se dá pela interação entre campos eletromagnéticos que move o rotor, uma peça giratória posicionada na linha central interna do motor para porta de enrolar automática.

Além do rotor, o motor para porta de enrolar automática é composto do estator (parte estacionária), eletroímãs, imãs permanentes, bobinas de cobre, entre outros componentes.

Quais os tipos de motor para porta de enrolar automática existentes?

Basicamente, existem dois tipos de motor para porta de enrolar automática no mercado. O motor AC ou CA, que são alimentados por corrente alternada; e o CC ou DC, que funcionam através de corrente contínua.

O motor para porta de enrolar automática AC costuma ser mais utilizado, já que a distribuição de energia elétrica é feita em corrente alternada. É a tensão que encontramos nas tomadas comuns, 110 V ou 220 V.

Já os motores para porta de enrolar automática CC precisam de um circuito retificador para converter a energia da rede para contínua. Eles são alimentados por tensões que variam entre 12 Vcc a 24 Vcc.

Qual modelo de motor para porta de enrolar automática é o melhor?

Tudo depende da necessidade. A principal diferença entre um motor para porta de enrolar automática AC para um DC, além da forma de alimentação, é a maneira de controle da velocidade. No de corrente contínua, a variação é linear enquanto no de corrente alternada variadores de frequência alteram a potência de entrada.

Geralmente um motor para porta de enrolar automática AC é mais barato que um DC e sua vida útil é longa. Os alimentados por corrente contínua possuem manutenção mais complexa, porém seu consumo de energia é menor e costumam funcionar por mais tempo ao serem mantidos por nobreaks.

Quando se trata de maiores potências, necessárias para tracionar portas mais pesadas, o motor para porta de enrolar automática AC leva vantagem. Ele é capaz de produzir até 1000 W e suportar peso de até 1000 Kg.

Contudo, o motor para porta de enrolar automática DC é mais silencioso do que o AC. Além disso, ele possui respostas mais rápidas, alto torque na partida e maior sensibilidade ao ser acionado. O peso máximo suportado por esse equipamento é 720 Kg.

Na hora de escolher o seu motor para porta de enrolar automática conte com a ajuda especializada da Guaruportas! A empresa possui consultores altamente capacitados que irão lhe orientar na melhor opção para você.

O que achou desse artigo? Comente abaixo e compartilhe-o para que seus amigos também saibam sobre esse conteúdo!

 

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *